top of page

Blog do Cambuí

traco caligraf.png

Fique informado das novidades, dicas e sugestões

Melancia: Benefícios para a saúde e informações nutricionais

  • Foto do escritor: Cambuí Supermercados
    Cambuí Supermercados
  • 23 de mai. de 2017
  • 4 min de leitura

Apesar da opinião popular que a melancia é composta somente da água e do açúcar, a melancia é considerada realmente um alimento altamente nutritivo, um alimento que forneçe uma quantidade elevada de vitaminas, de minerais e de antioxidantes para uma quantidade baixa de calorias.

Melancias tornaram-se sinônimo de verão e piqueniques, e por boas razões. Sua qualidade refrescante e sabor doce ajudam a combater o calor e também são uma sobremesa deliciosa e fácil para crianças e adultos.

Juntamente com os melões, as melancias são um membro da família botânica Cucurbitaceae. Existem cinco tipos comuns de melancia: com sementes, sem sementes, mini (também conhecido como individual), amarelo e laranja.

Possíveis benefícios para a saúde

Muitos estudos têm sugerido que o aumento do consumo de alimentos vegetais como melancia diminuem o risco de obesidade e mortalidade geral, diabetes, doenças cardíacas e promove uma pele saudável e cabelo, aumento da energia, peso globalmente menor.

Prevenção da asma: Os riscos para o desenvolvimento de asma são menores em pessoas que consomem uma grande quantidade de certos nutrientes. Um destes nutrientes é a vitamina C, encontrada em muitas frutas e vegetais, incluindo melancia.

Pressão arterial: Um estudo publicado pelo American Journal of Hypertension encontrou que a suplementação de extrato de melancia reduziu a pressão arterial do tornozelo, pressão arterial braquial e reflexão da onda carotídea em adultos obesos de meia-idade com pré-hipertensão ou hipertensão estágio 1.

Dietas ricas em licopeno podem ajudar a proteger contra doenças cardíacas.

Câncer: Como uma excelente fonte de vitamina C antioxidante forte, bem como outros antioxidantes, a melancia pode ajudar a combater a formação de radicais livres conhecidos por causar câncer. A ingestão de licopeno tem sido associada à prevenção do câncer de próstata em vários estudos.

Digestão e regularidade: A melancia, por causa de seu teor de água e fibra, ajuda a prevenir a constipação e promover a regularidade para um trato digestivo saudável.

Hidratação: Composto de 92% de água e cheio de eletrólitos importantes, a melancia é um lanche importante para ter à mão durante os meses quentes meses de verão para evitar a desidratação.

Inflamação: A colina presente na melancia é um nutriente muito importante e versátil que auxilia nossos corpos no movimento muscular, no aprendizado e na memória. A colina também ajuda a manter a estrutura das membranas celulares, auxilia na transmissão de impulsos nervosos, auxilia na absorção de gordura e reduz a inflamação crônica.

Dor muscular: melancia e suco de melancia foram testados para reduzir a dor muscular e melhorar o tempo de recuperação após o exercício em atletas. Os pesquisadores acreditam que isso é provável por causa do aminoácido L-citrulina contido na melancia.

Pele: Melancia também é ótima para a sua pele porque contém vitamina A, um nutriente necessário para a produção de sebo que mantém o cabelo hidratado. A vitamina A também é necessária para o crescimento de todos os tecidos corporais, incluindo pele e cabelo.

A adequada ingestão de vitamina C (um copo de melancia fornece 21% das necessidades diárias) também é necessária para a construção e manutenção de colágeno, que fornece estrutura para a pele e cabelos. A melancia também contribui para a hidratação geral, que é vital para ter pele e cabelos saudáveis.

Melancia: Benefícios para a saúde e informações nutricionais

Um copo de melancia em cubos (152 gramas) contém 43 calorias, 0 gramas de gordura, 2 miligramas de sódio, 11 gramas de carboidratos (incluindo 9 gramas de açúcar) e 1 grama de fibra. Um copo de melancia fornecerá 17% de vitamina A, 21% de vitamina C, 2% de ferro e 1% de cálcio precisa para o dia.

Melancia também contém tiamina, riboflavina, niacina, vitamina B-6, folato, ácido pantotênico, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre, manganês, selênio, colina, licopeno e betaína. De acordo com a National Watermelon Promoção Board, melancia contém mais licopeno do que qualquer outra fruta ou vegetal.

Apesar de ser uma grande fonte dos nutrientes acima, melancia é composta de 92% de água.

Como incorporar mais melancia em sua dieta

Procure uma melancia que seja firme, pesada e simétrica, sem manchas ou contusões.

Bata melancia com alguns cubos de gelo em um liquidificador e desfrute de um delicioso refresco!

Coloque a melancia cortada em cubos e alguns cubos de gelo em um liquidificador para um delicioso refresco perfeito para se reidratar após o exercício ou um dia no sol.

Faça uma salada leve, refrescante e nutritiva adicionando melancia, hortelã e queijo mussarela fresco sobre uma cama de folhas de espinafre. Regue com balsâmico.

Mas atenção, uma dieta alimentar rica e variada é o mais importante na prevenção de doenças e alcançar boa saúde. É melhor comer uma dieta com variedade do que concentrar-se em alimentos individuais como a chave para a boa saúde.

Salada Mediterrânea de Melancia

Esta salada saudável e refrescante é especial para um um dia de verão. Os sabores mediterrâneos frescos e crocantes, junto com à melancia, refrescam e energizam.

Ingredientes

6 xícaras de folhas verdes

3 xícaras de melancia em cubos 1

1/2 xícara de cebola cortada

1 colher de sopa de azeite extra virgem

1/3 xícara de queijo ricota desgranado

Pitada de pimenta

Preparo

Em uma tigela grande, misture todos os ingredientes, exceto o azeite e a pimenta. Pouco antes de servir, misture a salada e o azeite. Decore com pimenta.

Rende 6 porções

Fonte: medicalnewstoday.com

Comments


Destacadas
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
bottom of page